Home » » Conflito de terra deixa duas pessoas feridas em Casserengue

Conflito de terra deixa duas pessoas feridas em Casserengue

Written By Francisco Dantas on segunda-feira, 24 de março de 2014 | segunda-feira, março 24, 2014


Conflito de terra deixa duas pessoas feridas em Casserengue Um conflito de terra na fazenda Imbiguda, no município de Casserengue, a 152 quilômetros de João Pessoa, no Curimataú, deixou dois trabalhadores sem-terra feridos a tiros na madrugada desta segunda-feira.

Os dois estão internados no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Segundo o deputado estadual Frei Anastácio (PT), as 80 famílias que estão acampadas na fazenda, foram cercadas por 15 homens armados que abriram fogo.

“Esse conflito começou há oito meses e, de forma covarde, os capangas da fazenda, nesta madrugada, surpreenderam as famílias atirando para matar. Por sorte não aconteceu um desastre maior”, disse o deputado.

As famílias, que são acompanhadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), estão no imóvel aguardando o andamento do processo de desapropriação da fazenda desde o mês de julho de 2013, quando foi realizadoo pedido ao Incra e ao Governo do Estado.

Frei Anastácio informou que, segundo o MST, a fazenda tem dois mil hectares, é improdutiva e estava abandonada pelos donos. Segundo o deputado, os sem-terra estão decididos a ficar na área.

“Já na manhã desta segunda-feira, depois de sofrerem o ataque dos capangas, as famílias foram visitadas pela polícia pressionando para que a área seja desocupada. Enquanto isso, os capangas que atiraram nos trabalhadores não foram nem procurados”, denunciou o deputado.

O deputado lamentou, que enquanto trabalhadores e trabalhadoras procuram terra para trabalhar e afastar os filhos da marginalidade, são tratados dessa forma.

“Temos a cidade de João Pessoa apontada como a nona mais violenta do mundo, e pouco se faz para combater isso. Mas, quando se trata de trabalhadores que reivindicam terra, logo se forma um aparato policial como se fosse para uma guerra”, argumentou o deputado.

No caso dessa fazenda, dois trabalhadores foram feridos e em vez de irem atrás dos capangas que promoveram o tiroteio, os policiais chegaram oprimindo as famílias para que elas deixem a fazenda.

“Ali se encontram mais de 300 pessoas, que estão evitando a marginalidade. Elas estão reivindicando terra para trabalhar e fugir das periferias das cidades, onde veriam seus filhos viciados em drogas e com morte certa. Esse povo só quer um pedaço de chão para tirar o sustento da família”, desabafou Frei Anastácio.

com Ascom
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger