Home » » Hemocentro da PB é referência nacional

Hemocentro da PB é referência nacional

Written By Francisco Dantas on segunda-feira, 24 de março de 2014 | segunda-feira, março 24, 2014


Hemocentro da PB é referência nacional O Hemocentro da Paraíba é a única instituição pública a realizar exames que identificam, no sangue, os vírus causadores de patologias como HIV (I e II) e hepatites B e C, através do Laboratório de Testagem de Ácidos Nucléicos (NAT). Implantado em junho de 2012, o NAT representa um avanço tecnológico e garante à população sangue de qualidade e com alto padrão de segurança. 
 
O projeto levou alguns anos para ser concretizado na Paraíba, mas, a partir de 2014, os exames já realizados pelo NAT serão, por determinação do Ministério da Saúde, obrigatórios em todo o território nacional.Até agora, o NAT já realizou 76.370 testagens e, entre elas, apenas 0,54% tiveram seus resultados positivos para HIV, hepatites B e C. “Todas as doações passam pela nossa análise. A metodologia que usamos faz pesquisa direta e precisa do vírus causador da doença”, explicou a coordenadora do Laboratório NAT, Crisemy de Almeida. Para ela, o serviço aumenta a confiabilidade e a segurança das transfusões. “Nós garantimos a total qualidade do sangue disponibilizado para a população. É impossível uma bolsa sair contaminada”, assegurou.

Cada vírus leva um tempo específico para ser identificado em um exame comum. No entanto, no NAT, a análise faz uma busca precisa. A janela imunológica, ou seja, o prazo em que começam a aparecer as manifestações clínicas de contaminação por vírus é reduzida. No caso do HIV, cai de 22 para 7 dias, para a hepatite B, de 60 para 10 dias e para o tipo C, de 70 para 10 dias.

Além da qualidade do serviço, o procedimento é ágil. “À medida que recebemos as amostragens, já começamos a análise”, contou a bioquímica Pâmela Rodrigues. As amostras que chegam ao Hemocentro são fracionadas para que tudo fique ainda mais rápido, atendendo às necessidades da população e, dessa forma, deixando o estoque em dia para suprir às demandas. “Em quatro horas, já temos o resultado”, concluiu Pâmela.

Doações de sangue – O Hemocentro da Paraíba recebe cerca de 200 doações de sangue por dia. Em toda Hemorrede Estadual, o número de doações chega a 4 mil por mês. De acordo com a coordenadora de Ações Estratégicas, Divane Cabral, a captação de doadores é de extrema importância. “Durante todo o ano promovemos campanhas e projetos em empresas, universidades e escolas, além das unidades móveis de coleta externa em municípios paraibanos e na Grande João Pessoa”, comentou.

O Hemocentro desenvolve, também, estratégias de fidelização dos doadores. “Através de vídeos e palestras, estimulamos a consciência de que é preciso doar sangue e acabamos por fidelizar vários doadores. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses”, explicou.

O estudante Álvaro Dantas, 19, já é doador pela quinta vez. “Minha mãe faz parte da ONG ‘Donos do Amanhã’, no Hospital Napoleão Laureano [em João Pessoa] e lá eu vejo o quanto é necessário doar sangue”, disse.

Informações sobre o NAT podem ser obtidas através do telefone (83) 3218-7674. Para doações de sangue, é preciso entrar em contato com Serviço Social do Hemocentro, pelo telefone (83) 3218-7698.

com assessoria
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger