Home » , , , » IBGE diz que enchentes deixaram mais de 21 mil desabrigados em 45 cidades da Paraíba, em cinco anos

IBGE diz que enchentes deixaram mais de 21 mil desabrigados em 45 cidades da Paraíba, em cinco anos

Written By Francisco Dantas on quarta-feira, 30 de abril de 2014 | quarta-feira, abril 30, 2014

Bairro São José em uma das fortes chuvas em JPSegundo pesquisa divulgada pelo Instituto, quase a metade dos municípios brasileiros não fazem gestão de riscos e desastres.
As enchentes atingiram entre 2008 e 2012, 45 municípios paraibanos, deixaram 21273 pessoas desabrigadas ou desalojadas, causaram prejuízos em 6370 edificações e provocaram a morte de dez pessoas. Os dados fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2013, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgando nesta quarta-feira (30).


No Brasil, no mesmo período, as enchentes atingiram 1.543 municípios, o equivalente a 27,7% das cidades do país, o que resultou em registros de 8.942 ocorrências, que deixaram 1,4 milhão de pessoas desabrigadas ou desalojadas (que tiveram que deixar temporariamente as suas casas).

A pesquisa traz os principais dados relativos à gestão e à estrutura dos municípios brasileiros a partir da coleta de informações sobre sete temas: perfil dos gestores municipais, recursos humanos, legislação e instrumentos de planejamento, saúde, meio ambiente, política de gênero e gestão de risco, e resposta a desastres.

Sobre a questão das enchentes, a publicação constatou que as enxurradas atingiram1.574 cidades (28,2% do total); e somaram 13.244 casos, resultando em 777,5 mil desabrigados ou desalojados; enquanto os alagamentos atingiram 2.065 municípios 37,1%, que resultaram em processos erosivos em 1.113, cidades (20% do total), com os escorregamentos e deslizamentos tendo atingido 16% dos município: 895.

Esta é a primeira vez que a Munic investiga questões específicas sobre planejamento urbano voltados para a preservação, redução e gestão de riscos e desastres. Segundo o IBGE, no entanto, quase a metade dos municípios brasileiros não fazem gestão de riscos e desastres.

Os dados levantados indicam que, em 2013, 51,9% (2.892 municípios) possuíam pelo menos um dos 12 instrumentos de planejamento urbano pesquisados, o que significa que 2.676 municípios (48%) não realizavam nenhuma ação de gestão de risco e desastres.

A pesquisa mostrou, ainda, que 33% das cidades tinha pelo menos um dos sete instrumentos de planejamento pesquisados, sendo que o mesmo percentual deles tinham pelo menos um instrumento de gerenciamento de desastres decorrentes de enchentes e enxurradas e 21,1% tinham pelo menos um instrumento relacionamento a escorregamento ou deslizamento.

Com Agência do Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger