Home » , , » Mais de 35,5% da população são servidores públicos, na Paraíba, aponta IBGE; Confira

Mais de 35,5% da população são servidores públicos, na Paraíba, aponta IBGE; Confira

Written By Francisco Dantas on quinta-feira, 29 de maio de 2014 | quinta-feira, maio 29, 2014


Mais de 35,5% da população são servidores públicos, na Paraíba, aponta IBGE; Confira
A administração pública continua sendo o maior empregador da Paraíba, de acordo com dados do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE divulgados na manhã desta quarta-feira (28).

O levantamento, referente aos anos entre 2006 e 2012, dá conta de que 35,5% das pessoas ocupadas na Paraíba no último ano da série eram servidores públicos, uma população de 243,3 mil paraibanos. Segundo o IBGE, o número total de pessoas ocupadas na Paraíba em 2012 era de 683,8 mil.

O segundo setor que mais emprega na Paraíba é o comércio, que inclui serviços de reparação de veículos automotores e motocicletas, onde 18,4% dos trabalhadores paraibanos atua, somando 128 mil pessoas. As indútrias de transformação ocupam o terceiro lugar, empregando 83 mil paraibanos, o que equivale a 12% da força de trabalho no estado.

Em relação aos salários, o setor que melhor paga na Paraíba é o de atividades financeiras, seguros e serviços relacionados, onde o salário médio em 2012 era de 5,6 salários mínimos. Apesar desse destaque, o salário médio dessas empresas vem caindo desde 2006, quando equivalia a 6,8 salários. Na outra ponta, pagando apenas 1,2 salários mínimos a seus trabalhadores, está o setor de alojamento e alimentação. Serviços domésticos e organismos internacionais não foram avaliados. O maior volume de recursos destinados ao pagamentos de salários, no entanto, ainda é administração pública nos seis anos analisados: em 2012 foram R$ 5,1 bilhão pagos aos trabalhadores deste setor.

Apesar do grande número de empregados no setor público, o comércio é o tipo de negócio com maior número de ‘unidades locais’, com 30,3 mil empreendimentos em 2012 no estado, o que representa 48,8% do total. Em 2008, a relação chegou a ser de 51,9%. A pesquisa do IBGE destaca também o número de empresas com até 4 trabalhadores, somamndo 45,7 mil contra 140 que empregam mais 500 pessoas. Os melhores salários, no entanto, são oferecidos pelas unidades maiores, onde a média chega a 2,9 salários mínimos contra 1,3 nas menores.

A cidade com maior número de unidades empregadoras é João Pessoa, onde há 18,7 mil delas, seguida de Campina Grande, com 8,8 mil. Areia de Baraúnas tem apenas 7 unidades, de acordo com o IBGE, o município com menor número de espaços de trabalho identificados pela pesquisa. O número de pessoas ocupadas na capital também é o maior do estado, com 313,8 mil, enquanto em Campina são 102 mil. Apenas 103 pessoas foram registradas como ocupadas pelo IBGE em Belém do Brejo do Cruz.

com g1
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger