Home » , , » UEPB realiza Seminário de Educação em Prisões, na Paraíba

UEPB realiza Seminário de Educação em Prisões, na Paraíba

Written By Francisco Dantas on quarta-feira, 14 de maio de 2014 | quarta-feira, maio 14, 2014


UEPB realiza Seminário de Educação em Prisões, na Paraíba
O Seminário de Educação em Prisões foi aberto na manhã dessa terça-feira (13), em Campina Grande, com a participação do secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino. O evento é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no auditório da Biblioteca Central da instituição, até o final da tarde desta quarta-feira (14).

A solenidade foi aberta com a apresentação musical de dois reeducandos da Penitenciária Raymundo Asfora (Serrotão). Em seguida, o professor Roberto da Silva, um dos palestrantes do seminário, disse como conseguiu sair da vida de apenado e se tornar professor de uma das maiores universidades do Brasil, a USP (Universidade de São Paulo).

De acordo com Roberto, a única saída que ele encontrou para vencer as barreiras da prisão foi através da leitura. “Eu só estudei até a 5ª série na Febem, com 16 anos. Depois daí, nunca mais consegui estudar. Os dez anos que eu passei preso não pude estudar um único dia, porque não havia escola no presídio. Mas passei a ler de tudo e estudar por conta própria”, relatou o professor.

Na avaliação do secretário Wallber Virgolino, a história de Roberto é um exemplo a ser seguido pelos detentos de todo o país. “É exatamente por isso que a Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba não mede esforços para oferecer aos apenados educação de qualidade. Com educação e disciplina, qualquer pessoa pode vencer os obstáculos da prisão e seguir uma vida nova. O professor Roberto é um exemplo vivo disso”, destacou Wallber.

O diretor do Serrotão, Manoel Eudes Osório, também participou do seminário e fez uma explanação sobre as diversas atividades que a unidade prisional tem realizado com os detentos nos últimos anos. Ele detalhou os projetos implantados e expôs números que revelam o dia-a-dia no presídio, no que se refere a atendimentos de saúde, do setor jurídico e do serviço social da penitenciária.

A programação do seminário segue nesta quarta-feira com mais uma apresentação cultural de reeducandos, na biblioteca central da UEPB, e a segunda conferência do encontro, intitulada ‘Os Dilemas da Educação Prisional: Possibilidades e Principais Desafios’, além de uma visita de professores e estudantes ao presídio do Serrotão.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger