Home » , , » Estudantes de Paulista representarão a Paraíba no IV EHH em Florianópolis, Jonilda chefiará a delegação Paraibana

Estudantes de Paulista representarão a Paraíba no IV EHH em Florianópolis, Jonilda chefiará a delegação Paraibana

Written By Francisco Dantas on domingo, 27 de julho de 2014 | domingo, julho 27, 2014

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realiza pela primeira vez na capital catarinense, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, um encontro que reunirá os 200 alunos com melhor desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Chamado de Encontro do Hotel de Hilbert (em homenagem a David Hilbert, um dos maiores matemáticos do Século XX), o evento está na sua quarta edição, sendo as três primeiras realizadas na cidade de Friburgo (RJ). Do Estado da Paraíba foram selecionados 10 alunos, sendo, 04 de João Pessoa, 01 de Juarez Távora, 02 de Juazeirinho, 1 de Patos e 02 da  cidade de PAULISTA. Os alunos JOÃO PEDRO GONÇALVES e DANIELY MENDES e como Chefe da Delegação da Paraíba foi selecionado a Professora JONILDA ALVES FERREIRA. De Santa Catarina, foram selecionados seis alunos (cinco meninas e um menino), sendo dois de Chapecó, um de Taio, um de Porto Belo, um de Witmarsum e um de São João do Sul.

“O EHH nos proporciona um aprendizado muito grande. Além de complementar o que estamos aprendendo no PIC, o encontro nos coloca em contato com ótimos professores e com estudantes de diversos estados. As palestras e oficinas são bem interessantes e nos permitem ver a matemática de uma outra forma, bem mais ampla e divertida”, diz Beatriz Carla Koch, 16 anos, de Chapecó (SC), a qual participou de todas as edições do evento.

Além de palestras e oficinas, também estão previstos minicursos, gincanas e jogos matemáticos. Outra atividade que costuma mobilizar bastante os alunos é o “Problema do Dia”. Diariamente é apresentado um problema a todos os alunos, que devem colocar a solução em uma urna até às 22h. Na festa de confraternização, no dia 1º de agosto (último dia), os alunos que apresentaram as melhores respostas são premiados.

No dia 28 de julho, segunda, às 8h30, o evento será aberto pelo professor Marcelo Viana (pesquisador do IMPA e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática) com a palestra f(x) = 0.

- A resolução de equações (encontrar o “valor de x'') é um dos problemas mais básicos e antigos da Matemática, motivado desde sempre por problemas concretos da vida diária. Vamos utilizar este problema como fio condutor de uma digressãoatravés da Matemática – da Aritmética aos Sistemas Dinâmicos, passando pela AnáliseNumérica – e através da Historia – da Antiguidade aos dias de hoje – explica Marcelo.


Outras palestras programadas são: Questões mágicas da Obmep (dia 29); Teoria de Grupos e o Cubo Mágico (dia 30); 120 anos de Olimpíadas de Matemática (dia 31); e no dia 1º de agosto, Mágicas e jogos: uma maneira divertida de aprender matemática, Um problema medieval e problemas atuais, Usando o computador para aprender matemática: exemplos no Ensino Básico e Aplicação das derivadas.

Com PaulistaPB.net
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger