Home » , » Marcha das Vadias protesta contra a violência e a favor do aborto legal, em João Pessoa

Marcha das Vadias protesta contra a violência e a favor do aborto legal, em João Pessoa

Written By Francisco Dantas on quinta-feira, 14 de agosto de 2014 | quinta-feira, agosto 14, 2014


Marcha das Vadias ocorre em João PessoaA terceira edição da Marcha das Vadias em João Pessoa ocorre neste sábado (16), partindo às 9h da manhã, do monumento à Pedra do Reino na Lagoa e seguindo até a Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa.

A organização do evento diz que um dos objetivos desta edição é marchar contra a violência e a favor da legalização do aborto, para que ele não seja feito de forma ilegal, como ocorre atualmente.

Os organizadores da marcha explicam justificam que o aborto é a quinta causa de mortalidade materna no país, sendo 200 mil mortes por ano, segundo a ONU, de acordo com os Indicadores e Dados Básicos (IDB) 2012, mais de 80% dos nascimentos neste ano foram por cesárea, muito mais que o patamar aceitável de 15% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo quando bem sucedida, a cirurgia ainda pode acarretar em inúmeras consequências para o desenvolvimento da criança e a saúde da mãe.

Marcha das Vadias

O movimento Marcha das Vadias surgiu em 2011 no Canadá, em reação a uma atitude local de culpabilização da vítima em relação às violências sexuais, uma vez que, após diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto, o policial responsável pela segurança no campus sugeriu que se as mulheres não se vestissem como vadias não haveria tantos casos de violência sexual. O primeiro protesto levou 3 mil pessoas às ruas de Toronto. 

No Brasil, a Marcha não se limitou a esta bandeira do fim da culpabilização das vítimas de violência e foi incorporando outros temas. Em João Pessoa, a primeira Marcha das Vadias aconteceu no dia 9 de junho de 2012.

A segunda edição aconteceu em agosto de 2013, pelo fim da violência contra a mulher e contra o Estatuto do Nascituro.


Com Portal Correio 
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger