Home » , » CARNAVAL 2012: Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do RJ; Salgueiro é a vice

CARNAVAL 2012: Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do RJ; Salgueiro é a vice

Written By Francisco Dantas on quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 | quarta-feira, fevereiro 22, 2012



CARNAVAL 2012: Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do RJ; Salgueiro é a vice
A escola de samba Unidos da Tijuca é a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2012. O resultado saiu após as leituras das notas, na tarde desta quarta-feira (22), na Praça da Apoteose.

  Este é o terceiro campeonato da escola no Grupo Especial carioca. Seu primeiro título veio em 1936, e depois passou por um longo jejum até faturar seu bicampeonato, em 2010. No ano passado, ficou em segundo lugar com a homenagem a Zé do Caixão em "Esta Noite Levarei Sua Alma".






Neste ano, Luiz Gonzaga e a cultura nordestina povoaram o desfile da escola tijucana, que entrou na avenida às 3h da madrugada da última terça-feira (21), com 3,5 mil componentes, 34 alas e sete alegorias características do carnavalesco Paulo Barros.  

Clique aqui e veja as fotos do desfile

  Antes da leitura, a única punição foi aplicada à Beija-Flor, de um décimo, por não apresentar a comissão de frente no setor 3.  

Foram analisados dez quesitos, na seguinte ordem: mestres sala e porta bandeira, fantasias, conjunto, evolução, alegorias e adereços, comissão de frente, harmonia, bateria, enredo e samba-enredo. A ordem foi escolhida em um sorteio realizado pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) com a presença de representantes das treze escolas.  

Neste ano, 40 jurados participaram da votação – dez a menos do que em 2011.

 

O desfile

A Unidos da Tijuca foi a penúltima a entrar na Sapucaí no domingo (19). A bateria, comandada pelo mestre Casagrande, misturou forró ao samba para embalar o enredo sobre o Rei do Baião.



O desfile marcou ainda a estreia da rainha Gracyanne Barbosa à frente dos músicos. Foram 3,6 mil componentes, divididos em 33 alas. Quem puxou o samba foi o intérprete Bruno Ribas, neto do compositor Manacéa, e mais oito cantores de apoio. Integrantes da Unidos da Tijuca comemoram o campeonato da escola. (Foto: Tassia Thum/G1) A exemplo do ano passado, quando a escola deu o que falar ao exibir truques de ilusionismo na Avenida, a comissão de frente mais uma vez inovou ao dar vida às sanfonas de Gonzagão nas acrobacias de um ginasta romeno. A coreografia foi assinada por Priscilla Mota e Rodrigo Negri, bailarinos solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 



O carro abre-alas da Unidos da Tijuca, "Desembarque real", trouxe uma corte com reis e rainhas de vários países chegando para a festa de coroação do rei do sertão, com destaques para Carla Horta, de realeza do cangaço, e João Helder, o cangaceiro real. A família do rei do baião estava representada por Rosinha, única filha de Gonzagão, e por Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha. A Asa Branca, um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga, foi lembrada no centenário no último carro da escola, com três bolos gigantes com rádios que representavam o sucesso que o compositor fez pelo país.  


Uol com G1
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger