Terminaram na manhã desta segunda-feira os desfiles do Grupo de Acesso do Carnaval São Paulo. Oito escolas de samba se apresentaram, e o destaque ficou para Unidos do Peruche, Nenê de Vila Matilde --que caíram em 2011-- e Leandro de Itaquera.
A Peruche caprichou em suas alegorias. A Nenê chamou a atenção pela bateria. E a Leandro fez um desfile contagiante, com todos os integrantes cantando o samba-enredo.
A primeira escola a desfilar foi a Unidos de São Lucas (zona leste), que entrou na avenida às 21h26. O enredo "Um Maluco do Rock ao Samba Beleza" foi uma homenagem ao cantor Raul Seixas (1945-1989). Aproveitando a criatividade dele, a escola abusou das cores em seu desfile, que ainda trouxe motoqueiros e sósias do cantor para desfilar.
André Monteiro/Folhapress |
Sabrina Boing Boing desfilou pela Estrela do 3º Milênio |
Em seguida, veio a Estrela do 3º Milênio, escola do Grajaú (zona sul), com o enredo "Quem Sabe, Muitas Vezes Não Diz. E Quem Diz, Muitas Vezes Não Sabe! Sabedoria, o Segredo da Vida". Para falar sobre a sabedoria em suas diversas formas, a escola representou a Bíblia e a filosofia grega, mas não esqueceu dos ditados da sabedoria popular.
A Unidos do Peruche, da zona norte, passou pela avenida com um enredo tratando de profecias apocalípticas --civilizações antigas acreditavam que o fim do mundo seria em 2012. A escola foi rebaixada no ano passado, mas espera voltar ao Grupo Especial logo, já que desde 1991 não passa mais de um ano no Acesso.
As fantasias e alegorias estavam bem elaboradas, e o destaque foi um grande carro alegórico que tinha até o ataque às Torres Gêmeas em 11/9.
André Monteiro/Folhapress |
Destaque da Peruche foi carro que tinha até o ataque às Torres Gêmeas |
A quarta escola foi a Nenê de Vila Matilde (zona leste), que também veio com um bom desfile. O enredo falou sobre Chica da Silva, a escrava que viveu em Minas no século 18 e chegou à elite da sociedade imperial. A bateria do mestre Renato, que neste ano voltou às raízes com a cadência mais lenta com a qual sempre foi conhecida, animou o público nas arquibancadas.
Ainda desfilaram Morro da Casa Verde, com enredo sobre São Jorge, Imperador do Ipiranga, que falou sobre as estrelas, e a Acadêmicos do Tatuapé, que homenageou a sambista e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB).
Fechando os desfiles do Grupo de Acesso, a Leandro de Itaquera mostrou um enredo sobre a importância da sustentabilidade. Um dos destaques foi o carro abre-alas, com quatro enormes cavalos girando em um eixo, simbolizando a fúria da destruição do meio ambiente.
Todas as escolas já passaram pelo Grupo Especial, menos a Estrela. Neste ano, apenas uma escola será rebaixada para o Grupo 1 --em vez de duas, como ocorria até o ano passado-- e duas sobem à elite do Carnaval. A apuração das notas é na terça-feira (21), logo após a do Grupo Especial.
Da Folha Online
Obrigada pela atenção,e parabéns pelo sucesso do seu blog.Fique com Deus também!
ResponderExcluir