O MEC divulgou o seu Manual para a Correção das redações do ENEM,
mas a imprensa deu destaque apenas aos critérios para correção das
Redações com dois ou três professores e deixou de lado o mais interessante
e útil para os alunos que é “o caminho das pedras” para uma boa redação
dentro desses critérios. Esse caminho começa com a definição das 5
mas a imprensa deu destaque apenas aos critérios para correção das
Redações com dois ou três professores e deixou de lado o mais interessante
e útil para os alunos que é “o caminho das pedras” para uma boa redação
dentro desses critérios. Esse caminho começa com a definição das 5
competências que serão cobradas, cada uma delas valendo até 200
pontos em um total de 1.000.
Recomendamos
fortemente que todos leiam a íntegra das recomendações
porque as informações ali contidas são valiosas.
porque as informações ali contidas são valiosas.
A seguir, trazemos um resumo contendo o primeiro
(200 pontos) e o último
(zero ponto) dos cinco níveis de desempenho que serão utilizados para
avaliar cada uma das Competências que serão cobradas nas redações
do Enem 2012:
(zero ponto) dos cinco níveis de desempenho que serão utilizados para
avaliar cada uma das Competências que serão cobradas nas redações
do Enem 2012:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da
língua escrita.
língua escrita.
200 pontos
O participante demonstra excelente domínio da norma
padrão, não
apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais
leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em
várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma
padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram
eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal,
excluem a redação da pontuação mais alta.
apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais
leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em
várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma
padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram
eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal,
excluem a redação da pontuação mais alta.
0 ponto
O participante demonstra desconhecimento total da
norma padrão, de
escolha de registro e de convenções da escrita.
escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta
de redação e aplicar
conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver
o tema dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver
o tema dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
200 pontos
O participante desenvolve muito bem o tema,
explorando os seus principais
aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando
excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa
que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a
tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese
distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a
proposta de intervenção funcionando como uma conclusão.
aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando
excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa
que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a
tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese
distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a
proposta de intervenção funcionando como uma conclusão.
Além disso, os argumentos defendidos não ficam
restritos à reprodução
das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões
do senso comum.
das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões
do senso comum.
0 ponto
O participante desenvolve texto que não contempla a
proposta de redação:
desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a
dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo
ou conta uma história.
desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a
dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo
ou conta uma história.
Competência 3: Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto
de vista.
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto
de vista.
200 pontos
O participante seleciona, organiza e relaciona
informações, fatos,
opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma
consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora
conclusão ou proposta que mantenha
opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma
consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora
conclusão ou proposta que mantenha
coerência com a opinião defendida na redação.
0 ponto
O participante apresenta informações, fatos,
opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista
Competência 4: Demonstrar conhecimento
dos mecanismos
linguísticos necessários para a construção
da argumentação.
linguísticos necessários para a construção
da argumentação.
200 pontos
O participante articula as partes do texto, sem
inadequações na utilização
dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá
conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical;
sequência justaposta de idéias sem encaixamentos sintáticos;
ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada,
sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais desvios de menor
gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome
relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou substituição
inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua.
Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação
deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos
recursos coesivos.
dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá
conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical;
sequência justaposta de idéias sem encaixamentos sintáticos;
ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada,
sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais desvios de menor
gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome
relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou substituição
inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua.
Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação
deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos
recursos coesivos.
0 ponto
O participante apresenta informações desconexas,
que não se configuram
como texto.
como texto.
Competência 5: Elaborar proposta de
intervenção para o problema
abordado, respeitando os direitos humanos.
abordado, respeitando os direitos humanos.
200 pontos
O participante elabora proposta de intervenção
clara e inovadora,
relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida
no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida
no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
0 ponto
O participante não apresenta proposta de intervenção
Com a leitura atenta da definição dessas 5
competências e entendendo
bem o que será cobrado para obter o melhor nível de desempenho, o
andidato terá tudo para obter um excelente resultado na prova de
Redação do ENEM.
bem o que será cobrado para obter o melhor nível de desempenho, o
andidato terá tudo para obter um excelente resultado na prova de
Redação do ENEM.
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