
A Paraíba ganhou 444 mil novos celulares em 2012, segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Estado encerrou dezembro com 4,673 milhões de linhas ativas de telefonia móvel, alta de 10,5% sobre ano anterior (4,229 milhões).
Apesar dos inúmeros problemas que marcaram o setor no ano passado, o segmento continua em expansão, pois o crescimento foi maior do que o nacional (8,07%).
O engenheiro em Telecomunicações Joabson Nogueira, do IFPB, afirmou que nem sempre a expansão dos chips vem acompanhada com a expansão dos serviços das quatro operadoras que atuam no mercado paraibano. “Venho observando que o desempenho do serviço da rede de telefonia vem piorando nos últimos anos”, frisou.
Segundo Nogueira, as queixas dos usuários nos órgãos de defesa do consumidor devem ser maior do que a expansão de telefones móveis na Paraíba, sem contar ainda com as pessoas que não fazem reclamações aos órgãos. “Geralmente, o investimento das operadoras de telefonia é maior na ampliação da rede do que na qualidade do serviço”, pontuou.
Para o engenheiro em telecomunicações, as empresas de telefonia móvel precisam investir também em uma série de equipamentos técnicos para atender à demanda. “As empresas deveriam expandir, por exemplo, o número de antenas para melhorar as áreas de cobertura e o serviço oferecido à população”, frisou.
O Brasil fechou 2012 com 261,78 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 132,78 acessos por 100 habitantes. No ano foi registrado 19,54 milhões de novas habilitações, o que representou um crescimento de 8,07% na base de assinantes. Em dezembro havia 210,82 milhões (80,53%) de acessos pré-pagos e 50,96 milhões pós-pagos (19,47%). A banda larga móvel totalizou 59,19 milhões de acessos.
fonte: Anatel






0 comentários:
Postar um comentário
O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.
Atenciosamente:
Portal Paulista Online