São poucas as chances do médico paraibano Josemar Paiva – que sofreu um grave acidente na França, durante um passeio ciclístico no início de julho – voltar a andar. De acordo com amigos médicos da vítima, o acidente foi grave e Josemar teve a região lombar esmagada após sofrer uma queda de quase 10 metros de altura. O médico treinava para a 100ª edição da Volta da França, nas montanhas da região de Annecy.
Ele precisou ser submetido a uma cirurgia para estabilizar a lombar. O paraibano caiu de uma ponte, depois de bater contra a mureta numa curva fechada. Josemar Paiva é médico cirurgião e auditor da Unimed da Paraíba.
Segundo informações de familiares, Josemar Paiva ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital da França por cinco dias e em seguida foi encaminhado para um quatro da unidade hospitalar. Ele quebrou a clavícula, o punho, o fêmur e a coluna. O médico passa bem e deve voltar para o Brasil ainda esta semana, após receber alta.
Um amigo médico, que conversou na última quarta-feira (10) Josemar, contou que o colega já considera um milagre não ter morrido. Ainda segundo ele, o paraibano está muito feliz, pois a previsão era de que ele deveria ficar pelo menos 20 dias internados na UTI, mas por seu organismo ter reagido bem, só precisou passar cinco dias na unidade intensiva.
O cirurgião contou também ao amigo que assim que notou que caiu da ponte já percebeu que não sentia as pernas.
Josemar Paiva iria participar da competição com um grupo de paraibanos e estava numa casa alugada na França. O grupo tinha saído para passear, num trabalho de recuperação dos treinamentos fortes da preparação para competir no Tour de France. Após sofrer o acidente, o médico paraibano foi socorrido por um helicóptero do staff do Tour de France, que prestou os primeiros socorros.
Segundo o relato do grupo que estava com o médico na hora do acidente, Josemar estava passeando por uma trilha e conhecendo a região dos Alpes Franceses. No retorno do percurso, desgarrou do grupo e desceu muito forte uma ladeira em curva, que já tinha subido no percurso de ida. Nessa curva, ele teria perdido o controle de sua bike. Como freou muito forte, perdeu a tangência da curva e bateu em uma mureta do lado esquerdo, sendo jogado para a direita da ponte, de onde caiu com o rosto num lago. Josemar foi resgatado por um helicóptero e levado às pressas
@folhadosertao