Home » , , » Cássio apresenta o Senado a estudantes da UFPB

Cássio apresenta o Senado a estudantes da UFPB

Written By Francisco Dantas on quinta-feira, 8 de maio de 2014 | quinta-feira, maio 08, 2014


Cássio apresenta o Senado a estudantes da UFPB
A visita faz parte do projeto Constituição Viva, coordenado pelo professor Luciano Mariz Maia
 
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) recebeu, nesta quarta-feira (07/05), 39 alunos da Universidade Federal da Paraíba, que vieram a Brasília na qualidade de integrantes do “Constituição Viva”, projeto idealizado pelo professor Luciano Mariz Maia com a finalidade de aproximar teoria e prática.

GURU - Maia, que é uma espécie de guru para os acadêmicos de Direito, defende a tese de que é extremamente didático ver ‘in loco’ a gestação do processo legislativo e o cotidiano dos órgãos constitucionais. Para isso, os alunos se preparam o ano inteiro. O Centro Acadêmico monitora preços e datas para obter hotel com melhor tarifa, passagem aérea com valor mais baixo e fechar pacotes para alimentação. A visita engloba, ainda, a Procuradoria Geral da República, o STJ, Câmara e Senado, Ministério Público Federal, Supremo, ONU e PNUD.

 Cássio recebeu-os no gabinete, levou-os ao plenário e, depois, seguiu com eles a mais uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Com interlocução fácil entre os jovens, o senador ressaltou que o trabalho parlamentar não se exaure com a apresentação de projetos. “A atividade política, o exercício público, não conhece feriado nem fim de semana. O trabalho é contínuo” – explicou o senador, com didatismo.

RITO DE PASSAGEM - Cunha Lima foi um dos mais jovens constituintes na privilegiada situação de ator político em momento histórico singular. “A Constituição de 1988 foi um rito de passagem para a maturidade institucional brasileira e é o símbolo da transição de um Estado autoritário e intolerante para um Estado Democrático de Direito” – resumiu.

Deputado constituinte, CCL foi autor da lei que instituiu o pagamento de um salário mínimo para o aposentado rural (antes, essa grande massa de trabalhadores era obrigada a viver com metade de um salário mínimo). Também diminuiu em cinco anos a idade da aposentadoria para o homem e a mulher do campo. Foi co-autor do direito de voto aos 16 anos. E autor da lei que possibilita que idosos andem de graça em transportes coletivos. Cássio também foi um dos pioneiros a legislar sobre propriedade intelectual em softwares.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger