Home » , » Governo alerta municípios paraibanos para monitoração da febre Chikungunya; Um tipo de doença parecido com a Dengue; Veja

Governo alerta municípios paraibanos para monitoração da febre Chikungunya; Um tipo de doença parecido com a Dengue; Veja

Written By Francisco Dantas on sexta-feira, 18 de julho de 2014 | sexta-feira, julho 18, 2014


Governo alerta municípios paraibanos para monitoração da febre Chikungunya; Um tipo de doença parecido com a Dengue; Veja
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Gerências Operacionais de Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, iniciou o trabalho de vigilância contra a febre Chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, também transmissor da dengue.

“Na Paraíba não foi registrado caso até o momento. No entanto, a preocupação deve-se ao fato de ocorrências no Rio de Janeiro, e, devido ao período da Copa do Mundo, onde tivemos a presença de muitos estrangeiros em vários Estados”, explicou a técnica de Vigilância Epidemiológica, da SES, Izabel Sarmento.

As 12 gerências regionais de saúde estão monitorando e repassando informes técnicos (sinais e sintomas, transmissão, tratamento e prevenção) aos 223 municípios paraibanos.

Em casos suspeitos, a orientação é que os serviços de saúde informem às Secretarias Municipais de Saúde que devem repassar à SES em até 24 horas, por fax, telefone e/ou CIEVS, através dos números (83) 3218-7331 ou 8828-2522, para que sejam realizadas todas as ações de combate ao mosquito e controle da doença.

Outra orientação para os serviços é que as amostras dos casos suspeitos coletadas sejam enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-PB), acompanhadas da ficha de notificação/investigação individual.

Todos os casos suspeitos devem ser notificados ainda no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), utilizando a ficha de notificação/investigação individual, disponível em http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/novo/Documentos/SinanNet/fichas/Ficha_conclusao.pdf

Foram colocados à disposição para esclarecimentos os telefones das Gerências Operacionais de Resposta Rápida, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental (83) 3218-7315 / 7331 / 7434.

O que é – A febre Chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum (Aedes aegypti) em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV, transmitido pelo mosquito, foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o Estado do Amapá.

Os principais sintomas da gripe são febre alta, que aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Este é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses mesmo depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

O chefe do Núcleo de Vetores da SES, Antonio Neto, alerta que a população também pode contribuir no controle do mosquito. “As recomendações são semelhantes às da dengue: não deixar água acumulada inadequadamente; não jogar lixo em terrenos baldios e em casos de sinais e sintomas da doença, procurar os serviços de saúde mais próximos de suas casas”, concluiu.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger