Home » , , » Migrantes Representam 8,9% Da População Da Paraíba, Diz IBGE

Migrantes Representam 8,9% Da População Da Paraíba, Diz IBGE

Written By Francisco Dantas on segunda-feira, 14 de julho de 2014 | segunda-feira, julho 14, 2014

Luiz Humberto se preparou para estudar na Paraíba (Foto: Luiz Humberto Cerqueira/Arquivo Pessoal)A cada mil habitantes da Paraiba, 89 nasceram em outros estados ou países. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e são referentes ao ano de 2012, quando foram levantados os dados mais recentes sobre migração da população. Em comparação com 2011, conforme dados do IBGE, a relação era de 96 pessoas naturais de outras localidades a cada mil habitantes da Paraíba.
Em números absolutos, em 2012 eram 344.000 pessoas naturais de outros estados ou países, diante da população total de 3,8 milhões de habitantes no estado, o que representa um total de 8,92% de migrantes. Para o professor de Geografia da População do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sinval Almeida Passos, esse baixe índice de imigração reflete a pouca atratividade da Paraíba para pessoas de outros estados. “A Paraíba exerce pouca atração demográfica. Isso ocorre porque a Paraíba é um estado pobre se levarmos em consideração a economia de outros estados”, disse.
Para Sinval Almeida Passos estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e até mesmo os que fazem divisa com outros países, como Mato Grosso do Sul , mantêm taxas de imigração bem mais expressivas por conta da economia.
Segundo os dados do IBGE, os estados com maior números de imigração na Paraíba são Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Sinval Almeida Passos explica que há motivações para a atratividade de migrantes desses três estados. Pernambuco seria uma opção natural devido à proximidade cultural e geográfica, inclusive, por fazer divisa com a Paraíba.
Outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais estariam vinculados às questões profissionais, segundo Sinval Almeida. “Há setores estratégicos na Paraíba que tem atraído técnicos e professores universitários de todo o país. São profissionais de ponta que estão vindo morar na Paraíba por conta da carreira”, disse.
Qualidade de vida
A transferência da empresa que trabalhava na cidade mineira de Cataguases e a vontade de morar numa cidade litorânea do Nordeste foram fundamentais para a vinda de Eduardo Rezende à Paraíba. Transferido de uma empresa privada, Eduardo Rezende, conta que a qualidade de vida existente em João Pessoa e a proximidade com o mercado de Pernambuco foram decisivas ao aceitar a transferência. “Eu já conhecia João Pessoa pelo apelo turístico como local de belas praias e trabalhar no lugar em que eu desejava passar férias me atraiu muito. Morar no Nordeste e fazer um trabalho na área que eu já desenvolvia em Minas Gerais com essa proximidade de um mercado de trabalho também promissor em Pernambuco me atraiu muito.”, disse.
Sinval Almeida Passos reforça que a aprovação em concurso público tem atraído muita gente a mudar de cidade e na Paraíba não seria diferente. Essa é a realidade do pernambucano Ian Porto Gurgel, aprovado em concurso na Universidade Federal da Paraíba UFPB). Até a estabilidade, Ian morou seis meses no Rio de Janeiro e por um mesmo tempo no Rio Grande do Sul e quatro anos fora do Brasil. “Queria ser professor e pesquisador numa capital no Nordeste e que ficasse na praia. À princípio, não escolhi João Pessoa. Foi a oportunidade que apareceu”, disse.
De forma planejada, o estudante do 4º período de Medicina, Luiz Humberto Rodrigues de Cerqueira Júnior, se preparou para conquistar uma vaga em faculdade da Paraíba. “Escolhi João Pessoa pois a cidade oferece além da UFPB mais duas faculdades privadas. Levei em consideração além das vagas também a qualidade de vida que meus amigos tanto me falavam. Uni lazer, qualidade de vida e o curso dos meus sonhos”, frisou.
Com g1
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger