Home » , , » Saúde promove ações para marcar Dia de Luta contra Hepatites neste domingo, na PB

Saúde promove ações para marcar Dia de Luta contra Hepatites neste domingo, na PB

Written By Francisco Dantas on sábado, 26 de julho de 2014 | sábado, julho 26, 2014


Saúde promove ações para marcar Dia de Luta contra Hepatites neste domingo, na PB
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional das DST/AIDS/Hepatites Virais da Paraíba e do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, promoverá neste domingo (27), a partir das 6h30, uma ação alusiva ao dia de luta contra as hepatites virais (28), na calçada da praia do Cabo Branco, no final da Avenida Beira-Rio, na Capital. Serão realizados testes rápidos para as hepatites B e C e oferta de preservativos. 

Ainda está previsto para o próximo dia 18 de agosto o “Seminário Estadual de Hepatites Virais” para técnicos da Vigilância Epidemiológica, das Gerências Regionais de Saúde e da Atenção Básica e farmacêuticos dos Centros Especializados de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmexs) Regionais. 

Segundo a gerente operacional das DST/AIDS/Hepatites Virais da Paraíba, Ivoneide Lucena, 190 dos 223 municípios (85,2% ) e 681 serviços contam com pelo menos um profissional de nível superior da área de saúde, treinado nas boas práticas da realização do teste rápido de Hepatite B e C. 

Ela explicou que as hepatites virais (A, B,C,D e E) são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Na Paraíba, circulam os vírus A, B e C. “Este dia serve também pra gente lembrar as ações que vêm sendo realizadas, cotidianamente, na luta contra as hepatites virais, em todo Estado”, disse. 

Ivoneide lembra que a busca dos diagnósticos é feita nos municípios, na Atenção Básica, e, depois de diagnosticados, os casos, com necessidade de tratamento especializado, são encaminhados para os serviços de referência. Os municípios dispõem de ferramentas para realizarem exames, tanto para o diagnóstico inicial como os complementares, realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen). Para isso, foram implantados o Serviço de Tratamento Assistido no Clementino Fraga; ações estratégicas para alcance da meta de ampliação da faixa etária da vacina contra Hepatite B; educação continuada para equipe de multiplicadores/multiprofissional; treinamento sobre o teste rápido para equipes municipais da atenção básica e outras ações. 

Os serviços de referência para atendimento a portadores de hepatite crônica, são: Hospital Universitário Lauro Wanderley e Complexo Hospitalar Clementino Fraga, ambos na capital. 

Já para o diagnóstico das hepatites A, B e C, são os Serviços de Atendimento Especializado em Doenças Infectocontagiosas (SAE), de Cabedelo; Santa Rita; Patos e Campina Grande; Bayeux; do HU de João Pessoa e de Campina Grande; Clementino Fraga; CTA, na capital, e Bayeux; Princesa Isabel e Pombal. 

Os medicamentos para o tratamento das Hepatites B e C são dispensados em farmácias do Cedmex, presentes nos 12 municípios sede das Gerências Regionais de Saúde: João Pessoa; Campina Grande; Guarabira; Patos; Cajazeiras; Cuité; Monteiro; Piancó; Catolé do Rocha; Sousa; Princesa Isabel e Itabaiana. 

Notificações - De acordo com dados da SES, de janeiro até 9 de julho, foram notificados 130 casos de hepatite A; 77 de hepatite B e 77 notificados e 45 confirmados de Hepatite C. Nas três hepatites, é constatado que a doença atinge, na grande maioria, pessoas do sexo masculino. Quanto à faixa etária, a hepatite A, acontece, com maior frequência, em crianças menores de 12 anos; a hepatite B em homens com idade entre 25 e 59 anos e a hepatite C em homens de 40 a59 anos. 

O que é - A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger