Na década de 1940, o paulistense Antônio Tomás, do sítio Juazeirinho, vizinho ao hoje Distrito de Mimoso, Paulista-PB, foi o primeiro paulistense a possuir um avião.
Antônio Tomás, conhecido também como "Antônio Pão Doce" ainda hoje tem parentes no Distrito de Mimoso como a família do saudoso vereador Carmo da Cruz, e do ex vereador Galvão entre outros.
Antônio Tomás foi caminhoneiro, trabalhando para o grupo político dos Bezerras de Serra Negra do Norte-RN. O mesmo nasceu e criou-se na pequena comunidade de Juazeirinho, sítio anexo ao distrito de Mimoso.
Depois foi embora para Cajazeiras - PB e comprou um pequeno avião. Em uma foto datada de abril de 1945, aparecem: ele, o avião e o piloto e no verso da foto aparece a dedicatória da fotografia à mãe dele, tempos depois, Antônio Tomás passou a pilotar sua própria aeronave.
Antônio chegou fazer uma pequena pista de pouso no sítio Juazeirinho, mas um pé de cajarana atrapalhou o pouso, mesmo depois de sobrevoar o seu lugar, ele mandou derrubar a árvore por um irmão, para que pudesse retornar e pousar com segurança, mas antes de voltar à terra natal, Antônio morreu vítima de um acidente aéreo no município de Catolé do Rocha no próprio avião que pegou fogo ao cair, quando entrou em contato com o solo.
Segundo os familiares, o nome do aeroporto “Antônio Tomás” de Cajazeira é uma homenagem ao paulistense António Tomás.
PaulistaPB.net
Pesquisa: José de França Filho
Foto: Galvão Monteiro
0 comentários:
Postar um comentário
O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.
Atenciosamente:
Portal Paulista Online