Home » , , » Governo do Estado vai oferecer 3 mil carteiras de habilitação gratuitas ainda este ano. Confira!

Governo do Estado vai oferecer 3 mil carteiras de habilitação gratuitas ainda este ano. Confira!

Written By Francisco Dantas on quinta-feira, 20 de agosto de 2015 | quinta-feira, agosto 20, 2015

PSDS.jpgO Programa de Habilitação Social vai disponibilizar três mil vagas para a Paraíba ainda este ano.
A terceira edição do programa está prevista para novembro, mas ainda não tem data marcada para inscrições.
Em 2014, foram inscritos 41.000 candidatos, sendo desse total 3 mil classificados por critérios pré-estabelecidos no manual do candidato para as diversas categorias de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Foram 80% das vagas para as categorias A (motocicletas) e B (automóveis) e 20% para adição ou mudança de categoria.
O programa é de iniciativa estadual e realizado em parceria do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).
Tem como objetivo a formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores e possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo à obtenção de autorização para condução de ciclomotores, ACC, e da primeira CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, bem como a mudança de categoria C, D e E.
Esse é o caso da estudante Jaciara Ferreira, 18 anos, que pretende seguir o exemplo da irmã Jéssica Ferreira, 23 anos, que tirou a primeira habilitação pelo programa social no ano passado. “Esse ano quando as inscrições abrirem irei me candidatar. É uma forma de quem não tem condição poder ter uma habilitação”, pontuou.
Diferentemente da estudante, a auxiliar de cozinha Wilda da Silva, 36 anos, não conhecia o programa social e ficou sabendo apenas recentemente. “Nem conhecia pois é pouco divulgado. Não sei como faço para participar. É uma coisa boa para a população”, ressaltou.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Aparecida Ramos, as pessoas que tiverem interesse na habilitação social devem atender alguns critérios, como estarem inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família do governo federal, ter renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado e outros.
“Os candidatos passam por uma triagem na Seds e nós encaminhamos a lista para o Detran, para que eles encaminhem para as etapas de habilitação. Das três mil vagas, 1500 são reservadas para os inscritos no Bolsa Família”, revelou.
Muitos candidatos chegam na autoescola e são reprovados porque possuem pouco conhecimento de leitura ou são analfabetos.
Sobre isso, o Detran explicou que até o momento todas as vagas foram ocupadas por candidatos. Ainda conforme o órgão de trânsito estadual, na primeira edição do programa, em 2013, foram emitidas 1.139 carteiras CNHs. Na segunda edição,que ainda está na terceira chamada, já foram emitidas 1.114 carteiras.
Fonte; Sucy Braz - JPBonline
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger