Home » , , » Atenção: Com menos de 8% abastecimento com águas do açude de Coremas vai ser suspenso na PB

Atenção: Com menos de 8% abastecimento com águas do açude de Coremas vai ser suspenso na PB

Written By Francisco Dantas on sexta-feira, 10 de junho de 2016 | sexta-feira, junho 10, 2016

O abastecimento com águas do açude de Coremas, na cidade de Coremas no Sertão paraibano vai ser suspenso a partir do mês do agosto deste ano. 

A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em uma reunião da força-tarefa do Ministério Público, realizada em Campina Grande, no Agreste paraibano. Durante a reunião, também ficou definido que vão ser instaladas sondas para aferir a qualidade da água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Agreste paraibano.

O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), e reuniu  também órgãos de controle e gestão e abastecimento de água na Paraíba. Após a suspensão do uso da água do açude de Coremas, a população passará a ser abastecida pelo açude Mãe D'água, que fica na mesma cidade.
O motivo para o cancelamento é que o açude de Coremas está com menos de 8% de sua capacidade e o sistema da captação de água por gravidade não está sendo eficaz.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), esta semana o açude Coremas está com apenas 7,8% da capacidade total. Já o açude Mãe D'água está com 13,3% do seu volume total. Juntas as duas barragens beneficiam 112 municípios do Sertão paraibano.
Açude de Boqueirão, em Campina Grande, atinge
pior nível da história (Foto: Reprodução/ TV Paraíba)
A intenção é avaliar a presença de cianobacterias e saber as águas estão no padrão de portabilidade recomendados pelo Organização Mundial da Saúde (OMS).Com relação à aferição da qualidade da água de Boqueirão, que fica localizado na cidade de mesmo nome e abastece Campina Grande e mais 18 municípios, segundo a ANA, as medidas que estão sendo usadas atualmente para avaliar a qualidade da água não estão sendo eficientes.
A força-tarefa do Ministério Público da Paraíba (MPPB), foi criada em dezembro do ano passado para fiscalizar a segurança hídrica no estado. Além do MPPB a frente da conta com apoio do Fórum Nacional de Recursos Hídricos, vinculado à Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Na reunião desta quinta-feira também participaram os promotores de Justiça, do Meio Ambiente e de Saúde de Boqueirão e de Campina Grande, professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e representantes da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) e da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).
Boqueirão
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), nesta quinta-feira, o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, localizado na cidade de Boqueirão, no Agreste paraibano amanheceu o dia com 37.625 m³. O volume representa apenas 9,13% da capacidade total do manancial que abastece Campina Grande e mais 18 cidades da região.

Por conta do baixo nível, desde 6 dezembro de 2014 as cidades abastecidas pelo açude estão em racionamento. Ainda pela pouca quantidade de água, foram instaladas bombas de captação flutuante, pois o açude pode entrar no volume morto a qualquer momento. A previsão era de que isso acontecesse em fevereiro deste ano, mas até então o sistema convencional a gravidade está sendo eficaz segundo a Cagepa.
Por: G1
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger