Home » » SITUAÇÃO É CRÍTICA NA SÍRIA, CORPOS SÃO ENFILEIRADOS NAS RUAS

SITUAÇÃO É CRÍTICA NA SÍRIA, CORPOS SÃO ENFILEIRADOS NAS RUAS

Written By Francisco Dantas on sexta-feira, 29 de junho de 2012 | sexta-feira, junho 29, 2012



Moradores da sitiada cidade síria de Douma envolveram na sexta-feira (29) corpos mutilados e ensanguentados em lençóis brancos, preparando-os para o sepultamento, conforme mostrou um vídeo divulgado pela Internet, após 190 pessoas serem mortas em um dos dias mais violentos nos 16 meses de rebelião no país.

Alguns ativistas disseram que mais de 50 das mortes da quinta-feira (28) aconteceram em Douma, a cerca de 15 km de Damasco, a capital.

O vídeo publicado no YouTube mostrou fileiras de corpos envoltos nos lençóis, enfileirados em uma rua que ativistas disseram ser em Douma. O Observatório Sírio de Direitos Humanos relatou que 41 pessoas foram mortas na cidade, mas outros ativistas contabilizaram até 59 vítimas.

"Douma, manhã de 29 de junho de 2012. Este é o massacre cometido contra o povo de Douma. Deus é o nosso salvador. Duas famílias inteiras estão aqui (entre os mortos)... Deus nos ajude", disse o homem que filmava a cena.

Um homem segurou o corpo mutilado de uma menina, com a blusa rosa encharcada de sangue. "Este é mais um massacre dos massacres cometidos pelo (presidente Bashar al) Assad e sua polícia secreta", disse ele. "É mais um massacre dos massacres da comunidade internacional, todas as grandes nações têm conspirado contra o nosso povo."

Douma há semanas está sob cerco das forças de segurança leais a Assad. Ativistas dizem que há dias a cidade sofre ataques de foguetes, em meio a intensos combates entre rebeldes e forças governamentais. Um vídeo mostrou casas sem telhado e nuvens de poeira se erguendo de prédios destruídos.

Um ativista chamado Mohammed Doumany contou à Reuters por Skype que 22 pessoas de uma mesma família foram mortas.

"Dezenas de vítimas ainda estão esperando para serem enterradas, pois a cidade continua sob fogo", disseram ativistas em mensagem pela Internet, acrescentando que há muitos feridos em estado grave.

Nas últimas semanas, os combates na Síria estão se intensificando, pois os rebeldes aparentemente tiveram acesso a armas capazes de atacar tanques, impondo mais baixas às forças de Assad.

O Exército reagiu à altura, usando helicópteros para bombardear rebeldes e impondo um cerco a cidades rebeldes.

Ativistas de oposição acusam a comunidade internacional de inação. A diplomacia até agora não conseguiu alcançar um acordo entre potências ocidentais, favoráveis à oposição, e a Rússia, que usa seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para barrar qualquer iniciativa de governos ocidentais e árabes contra Assad.
Síria
Imagens da resitsência síria na cidade de Taldou, próxima à Houla (YouTube/AFP)

Reunião em Genebra

A reunião sobre a Síria prevista para sábado em Genebra é um "passo positivo" para alcançar um consenso internacional, indicou nesta sexta-feira o Ministério russo das Relações Exteriores em um comunicado publicado em Moscou.

"Vemos a reunião de Genebra como um passo positivo na busca de bases para conquistar um possível consenso internacional visando à regularização da situação na Síria", indica o comunicado da chancelaria russa.

No entanto, a Rússia lamentou a decisão dos organizadores da conferência de não convidar "atores tão importantes quanto Irã e Arábia Saudita, e vizinhos diretos da Síria, como Líbano e Jordânia".

O comunicado foi divulgado antes da reunião que será realizada na noite de sexta-feira em São Petersburgo pelo ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e pela secretária americana de Estado, Hillary Clinton.

A reunião de Genebra, organizada pelo enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, tenta obter um acordo mínimo em torno de um plano de transição democrática que contemple a instalação de um governo provisório de união nacional na Síria.

Na quinta-feira, Lavrov havia afirmado que a Rússia não aceitará "receitas impostas do exterior" e que não existe "nenhum projeto aprovado" para a conferência.

Do R7, com Reuters e EFE/portal paulista online 
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger