Home » , » 73% das crianças de 3 a 5 anos já utilizam algum aplicativo educacional

73% das crianças de 3 a 5 anos já utilizam algum aplicativo educacional

Written By Francisco Dantas on segunda-feira, 28 de abril de 2014 | segunda-feira, abril 28, 2014


Para especialista, ao interagir com conteúdo virtual, alunos aprendem mais do que quando apenas leemA ideia de que vivemos em uma sociedade conectada, na qual as crianças já nascem sabendo usar celulares, computadores e tablets se torna cada dia mais palatável. 

Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia AVG com 5.423 pais de dez países aponta que 73% das crianças de 3 a 5 anos já utilizam algum aplicativo educacional. Nesta faixa etária, as crianças também estão cada vez mais próximas de dispositivos com acesso à internet. 

Os dados apontam que 76% delas sabem desligar e ligar um tablet ou computador, 73% já utilizam algum game virtual, 42% já sabem fazer uma ligação telefônica, apesar de 43% não serem capazes de escrever o próprio nome.

Para Guilherme Camargo, hoje sócio-CEO da desenvolvedora Sioux, o fato de interagir com o conteúdo faz com que o aluno absorver mais do que apenas ler.

— A interação é a grande onda do mundo corporativo e da educação hoje. Usar conceitos dos games nas escolas ou mesmo fora delas promove o engajamento.
    
A amostra também revelou 97% das crianças entre 6 e 9 anos de idade já usaram a web no Brasil, enquanto os Países pesquisados chegam a 89%. 

Outro especialista que acredita que a sala de aula e o dever de casa podem ser tão divertidos e provocar o mesmo engajamento que os videogames causam em jovens e crianças quando eles estão jogando é de Nolan Bushnell, fundador do Atari. Em entrevista ao R7, ele explicou que a concentração do jogador faz com que a aprendizagem seja maximizada durante cada segundo da partida.

Jogos estimulam a alfabetização

No Brasil, o desenvolvimento de jogos que ensinam crianças está crescendo. Em março, a dupla Palavra Cantada lançou um game chamado Brincando com Palavras, que consiste em juntar letras que formam palavras do videoclipe animado.

O jogo tem dois níveis de dificuldade, uma considerada fácil, em que as mesmas letras caem na sequência correta para formar a palavra e a normal, em que a criança terá que formar a palavra escolhendo as letras que caem aleatoriamente e versões para celulares e tablets das plataformas IOS e Android.

— No caso do game da dupla da Palavra Cantada, a associação de um jogo com a música estimula o desenvolvimento das crianças. No Brasil, temos outros aplicativos famosos como o da Galinha Pintadinha que já estão disponíveis para os usuários, conta Camargo. 

Outro jogo criado para alfabetizar crianças  chamado Brincando com Arie traz o leãozinho, que atua como uma espécie de  guia de  brincadeiras como pintura, jogo da memória, e outros jogos que ensinam às crianças a associação de palavras a objetos.


Com R7
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger