Home » » Estado da Paraíba mantém redução de homicídios no 1º trimestre de 2014; Veja os dados

Estado da Paraíba mantém redução de homicídios no 1º trimestre de 2014; Veja os dados

Written By Francisco Dantas on sexta-feira, 4 de abril de 2014 | sexta-feira, abril 04, 2014


Estado da Paraíba mantém redução de homicídios no 1º trimestre de 2014; Veja os dadosAs ações das forças de Segurança Pública da Paraíba conseguiram reduzir o número de assassinatos registrados no Estado durante os três primeiros meses de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram 349 casos contra 417, em 2013, o que representa uma queda de 16,7% nesse tipo de ocorrência. Em 2012, o número dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – foi 446, o que denota uma diminuição ano a ano de casos nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Os dados são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) e foram apresentados ao governador Ricardo Coutinho, nessa quinta-feira (3), durante reunião mensal de monitoramento, no Palácio da Redenção, com a presença do secretário titular da pasta, Cláudio Lima, gestores das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além de representantes do Ministério Público e Judiciário.

Os números seguem a tendência de diminuição de assassinatos verificada desde 2012, quando por meio do Programa 'Paraíba Unida pela Paz’, os órgãos de Segurança Pública reduziram pela primeira vez, em dez anos, os homicídios no Estado (- 8,21%). Em 2013, também foram verificados menos homicídios.

O governador Ricardo Coutinho, que participa da reunião de monitoramento mensalmente com os gestores da Segurança, lembrou a importância de uma maior atenção ao mês de abril, período em que acontece o feriado prolongado da Semana Santa. “Em 2013, tivemos um número maior de assassinatos nesse período. Assim, é preciso ver o impacto da data nas ocorrências, operacionalizar melhor e ter um esquema especial nas médias e grandes cidades”, alertou. Ricardo ainda cobrou ações em cidades específicas que verificaram maior incidência de CVLI.

Outro dado relevante é que no 1º trimestre deste ano, foram contabilizados menos CVLI de mulheres do que no mesmo período de 2013. São 22 contra 39 casos, o que representa uma queda de 43%. Os casos se concentraram em 12 cidades do Estado.

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, os números representam a dedicação e comprometimento dos órgãos operativos que integram as forças de Segurança da Paraíba. “Esses números demonstram que estamos no caminho certo, com ações de repressão qualificada e focadas em resultados, que nos dão a possibilidade de planejar e avaliar nosso trabalho semanalmente e, uma vez por mês, com a presença do chefe do Executivo. Encaramos a Segurança Pública como um sistema, que envolve não só as polícias, mas também Ministério Público, Judiciário e Defensoria Pública. Vamos continuar agindo para reduzir o número de homicídios cada vez mais”, ressaltou o secretário.

Apreensão de drogas e armas – Desde o início desta gestão, 8.507 armas de fogo foram apreendidas pelas polícias. Nos três primeiros meses deste ano, 812 armas foram retiradas de circulação, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado (637). A média é de sete armas, por dia, apreendidas na Paraíba.

Em relação às drogas, também houve aumento nas apreensões. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram 395,9 quilos de drogas pegos pelas polícias, com um aumento de 168% em relação aos três primeiros meses de 2013. A droga mais apreendida foi a maconha (379,5 quilos), seguida por crack (13,9 quilos), e cocaína (2,52 quilos).

Em três anos e três meses de gestão, 4,9 toneladas de entorpecentes já foram apreendidas em solo paraibano, totalizando uma média de 4,1 quilos de drogas retiradas de circulação por dia.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger