Home » , » Hospital de cidade do Sertão, está cada vez mais lotado; Confira

Hospital de cidade do Sertão, está cada vez mais lotado; Confira

Written By Francisco Dantas on terça-feira, 15 de abril de 2014 | terça-feira, abril 15, 2014


Hospital de cidade do Sertão, está cada vez mais lotado; Confira
Recebendo pacientes de diversas cidades do sertão paraibano e até dos municípios dos estados vizinhos, o Hospital regional de Patos está cada vez mais lotado e preocupando os profissionais de saúde e a própria população.

Nesta segunda-feira, dia 14, quase acontece um colapso no atendimento devido à entrada cada vez maior de cidadãos em busca de atendimento para problemas na saúde. Dores abdominais, acidentes automobilísticos, gripes mal curadas, infecções urinárias, crises nervosas e tantos outros casos encontram abrigo no Hospital regional de Patos.

Os profissionais de saúde vivem o limite da pressão pelas exigências dos pacientes que buscam solução para os problemas e se deparam com uma demanda acima da capacidade de entrada do hospital.

No início da noite desta segunda-feira, a conselheira tutelar Dinorah Araújo buscou atendimento para sua filha que sofria com dores abdominais. Uma das atendentes da triagem do Hospital Regional pediu para que ela fosse à busca de atendimento no Pronto Atendimento Maria Marques, localizado no Bairro Jatobá. A conselheira disse que se revoltou com o atendimento e a negativa para que ela se dirigisse a outro local, mas ao final foi resolvido o atendimento no PA Maria Marques.

A falta de apoio para atender os casos de menor gravidade que acontecem na cidade de Patos tem causado uma superlotação no Hospital Regional. Por outro lado, o próprio hospital tem sido pequeno para uma região que polariza dezenas de cidades, chegando a cerca de 400.000 habitantes.

Com 136 leitos, sendo 06 na Área Vermelha, 06 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de mais 06 na área de AVC, o Hospital Regional de Patos precisa de uma ampliação, e os municípios, a exemplo da cidade de Patos, tem que cumprir com sua obrigação no atendimento na atenção básica. A ausência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também tem sido um agravante da superlotação no HRP.

Apenas no mês de março de 2014 foram 6.200 atendimentos ambulatoriais, onde 60% desses poderiam ser resolvidos nos Postos de Saúde ou Programa Saúde da Família (PSF) dos municípios. O Hospital Regional de Patos realizou uma média de 250 cirurgias e destas cerca de 170 foram na área de ortopedia. Os dados são do próprio HRP.

A ausência de conclusão da UPA localizada no Bairro da Liberdade, que deveria estar pronta desde 2011, e a falta da UPA no Bairro do Jatobá, ambas na cidade de Patos, faz com que quase todos os casos atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sejam encaminhados ao Hospital Regional contribuindo para a sua superlotação.

com patosonline
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger