Home » , » Aumenta a tensão na Ucrânia

Aumenta a tensão na Ucrânia

Written By Francisco Dantas on quarta-feira, 9 de abril de 2014 | quarta-feira, abril 09, 2014


Aumenta a tensão na Ucrânia
 As Forças Especiais da polícia da Ucrânia retiraram nesta terça-feira (8) os manifestantes pró-russos que ocupavam a sede do governo regional na cidade  de Kharkiv desde o último domingo (6) e os prenderam, informou o ministro do Interior do país, Arsen Avakov. "Foram detidos cerca de 70 separatistas", escreveu Avakov em seu perfil do Facebook.

O ministro do Interior afirmou que a operação policial aconteceu "sem a utilização de armas de fogo". Acrescentou que em Kharkiv, a segunda maior cidade do país, está em andamento uma "operação antiterrorista". "O centro da cidade está fechado, assim como as estações do metrô. Não se preocupem, quando terminarmos, tudo estará aberto", disse Avakov.

O presidente interino da Ucrânia, Alexander Turchinov, advertiu, em mensagem à nação, que serão adotadas medidas antiterroristas contra os manifestantes que recorrerem às armas no leste da Ucrânia para fazer frente às autoridades centrais. O líder acusou Moscou de estar por trás das manifestações pró-russas e dos ataques a edifícios governamentais no leste do país, e garantiu que reforçou a defesa na fronteira com a Rússia.

O presidente também anunciou que a Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia debaterá em sua sessão desta terça 'o endurecimento da responsabilidade penal pelo separatismo e outros crimes contra o Estado, e a proibição de partidos políticos e organizações civis que defendem posições separatistas e trabalham contra seu próprio Estado'.

No último fim de semana, ativistas pró-russos ocuparam várias sedes administrativas nas cidades de Kharkiv, Donetsk e Lugansk, capitais de regiões homônimas com população falante de russo, mas onde os russos étnicos não constituem a maioria de seus habitantes. Em Donetsk, os manifestantes pró-russos, que desde o domingo controlam a sede do governo local, proclamaram na segunda-feira (7) a independência dessa região ucraniana que faz fronteira com a Rússia.

A República Popular de Donetsk foi criada dentro dos limites administrativos da região, conforme a leitura do documento por um dos líderes do autoproclamado Conselho Popular de Donetsk, que não reconhece às novas autoridades da Ucrânia. Os ocupantes da sede governamental - cerca de 150 pessoas, segundo estimativas da polícia -, também anunciaram a convocação de uma consulta, 'no máximo no dia 11 de maio', para referendar a declaração de independência. Além disso, os ativistas pró-russos pediram ajuda militar a Moscou para 'resistir à junta de Kiev'.

Com G1
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger