Home » , , » ALERTA: doenças cardiovasculares mataram mais de 45 mil paraibanos

ALERTA: doenças cardiovasculares mataram mais de 45 mil paraibanos

Written By Francisco Dantas on segunda-feira, 4 de maio de 2015 | segunda-feira, maio 04, 2015


ALERTA: doenças cardiovasculares mataram mais de 45 mil paraibanos
Os dados são alarmantes.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que as doenças cardiovasculares são as maiores causadoras de mortes no mundo. Essa afirmação assusta a vida de muitos paraibanos, pois no Estado foram registrados 45.783 óbitos nós últimos pito anos na Paraíba, tendo como causa hipertensão, infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Isso está fazendo que muitos paraibanos mudem sua rotina sedentária e optem por acordar cedo, sair para caminhar, tomar remédios e fazer uma alimentação balanceada. O atendimento médico para essas pessoas que possuem doenças cardiovasculares é oferecida em Campina através das Unidades Básicas de Saúde (USB), onde é feito o cadastramento e acompanhamento dos pacientes. Através do Sistema Único de Saúde (SUS).


Na cidade, o Hospital João XXIII e o Hospital Universitário Alcides Carneiro também oferecem atendimento a esses pacientes. Em João Pessoa, O Hospital Universitário Lauro Wanderley presta esse tipo de assistência.


As doenças cardiovasculares foram responsáveis por 45.783 óbitos na Paraíba nos últimos oito anos. O coração é um dos principais órgãos do corpo humano. É ele que recebe e impulsiona o sangue para todo o organismo, mantendo-o vivo e funcionando bem. Por isso, praticar uma atividade física regular, buscar alimentar-se sem excesso de gorduras, açúcar ou sal e manter o peso dentro dos limites normais, é essencial para a garantia de seu bom funcionamento. Os médicos alertam que não fumar também é fundamental, assim como medir a pressão arterial regularmente, de modo a diagnosticar a hipertensão e iniciar precocemente o seu tratamento.

Frutas, legumes e verduras, contribuem para a diminuição dos problemas decorrentes das doenças cardiovasculares. A alimentação está intimamente relacionada com o estado de saúde do indivíduo em longo prazo. Portanto, os cuidados com a nutrição são importantes para todos, e não apenas para aqueles que já apresentam algum problema de saúde.


Estatísticas – As doenças cardiovasculares lideram o ranking dos males que mais matam no Brasil. O Ministério da Saúde afirma que aproximadamente 30% dos óbitos no país deve-se a problemas relacionados ao coração. Essas doenças têm apresentado crescente incidência na população, isto porque a vida moderna estimula o sedentarismo e uma alimentação inadequada.

Estima-se que no Brasil existam pelo menos 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema cardíaco. Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco – como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta – durante anos e anos. Doenças cardíacas e ataques do coração são as maiores causas de mortes no mundo, sendo responsáveis por 45% de todas as mortes em países industrializados, e até 25% em outros.

Doenças mais comuns

Infarto – O infarto agudo do miocárdio é uma das doenças cardíacas mais temidas, devido ao alto índice de mortalidade. Metade das pessoas que têm um infarto não sobrevive a tempo de receber atendimento médico. O infarto é provocado pela formação de um coágulo que obstrui totalmente a passagem do sangue em uma artéria do coração, causando morte de uma determinada região do músculo cardíaco (miocárdio). O sintoma mais comum é uma forte dor no peito. Insuficiência cardíaca – Ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o restante do corpo. Segundo a classificação da Associação do Coração de Nova Iorque, a insuficiência cardíaca é dividida em quatro classes, de acordo com a severidade do problema: I (assintomática), II (leve), III (moderada) e IV (grave).


Má circulação – Chamada pelos médicos de insuficiência vascular periférica. Os sintomas mais comuns são dores nas pernas, que aparecem com freqüência durante caminhadas, e passam durante o repouso.

Arritmias – É quando o coração bate de forma irregular, ou muito rápido ou muito devagar. O coração de um adulto normal, em repouso, bate de 60 a 80 vezes por minuto. Ritmos cardíacos lentos são chamados bradicardias; ritmos rápidos são chamados taquicardias. As arritmias podem ser de vários tipos e são mais frequentes à medida que o indivíduo envelhece. Vale lembrar que é absolutamente normal o coração bater mais rápido em situações de excitação, medo ou durante a prática de exercícios físicos.

Redação PB Agora
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger