Home » , , » Dois municípios da região de Pombal têm mais eleitores que habitantes e deverão passar por nova revisão

Dois municípios da região de Pombal têm mais eleitores que habitantes e deverão passar por nova revisão

Written By Francisco Dantas on terça-feira, 9 de dezembro de 2014 | terça-feira, dezembro 09, 2014

Pelo menos nove municípios da Paraíba terão que passar por recontagem do eleitorado. É o que afirma a Corregedoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (CRE/TRE-PB).
Além desses, outros 39 municípios remanescentes da revisão eleitoral determinada pela Resolução do TRE-PB 06/2009 ainda não passaram pelo processo.
Segundo o corregedor regional eleitoral do TRE-PB, juiz Tércio Chaves de Moura, a revisão deverá ser feita no próximo ano, dentro da terceira etapa do recadastramento biométrico no Estado, com data ainda não definida pela Justiça Eleitoral.
Conforme explicou Tércio Chaves, o recadastramento é motivado pela constatação do excessivo número de eleitores em relação à população. “Em todos os municípios elencados na Resolução que ainda não passaram pela biometria, foi homologada a necessidade de revisão do eleitorado. Mas, nesses casos, e nos outros nove que vieram após ela, nossa orientação é para que essa recontagem seja feita conjuntamente com a biometria, que é uma revisão muito mais segura”, disse.
Tércio Chaves explicou, ainda, que é comum que partidos políticos e outros interessados apresentem pedidos para recontagem do eleitorado sempre que se desconfia de uma incongruência entre o número de eleitores no cadastro da Justiça Eleitoral e o da população ativa, segundo o IBGE. “Cabe à Corregedoria avaliar e, em caso positivo, solicitar ao Pleno que aprove o pedido de revisão”, afirmou.
Dentre os municípios que devem ser alvo do recadastramento eleitoral, conforme a Resolução 06/2009, estão Lucena, Riachão do Poço, Sobrado, Mogeiro, Riachão do Bacamarte, Borborema, Areial, São Domingos do Cariri, Caraúbas, Gurjão, Cubati, Frei Martinho, Várzea, Assunção, Quixaba, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, São Domingos de Pombal, Olho D'água, Boa Ventura, Poço de José de Moura, Santa Helena, São José do Brejo do Cruz, Santa Inês, Bom Jesus, Amparo, Congo, Pilões, Poço Dantas, Santarém, Coxixola, Curral de Cima, Jacaraú, Caturité, Riacho de Santo Antônio, São Francisco, Vieirópolis, Cacimba de Areia e Passagem.
Além desses, segundo Cibele Sousa, coordenadora em exercício da CRE/PB, o TRE-PB deverá revisar o eleitorado de Areia de Baraúnas, São João do Cariri, Santo André, Matinhas, Pilõezinhos, Algodão de Jandaíra, Mãe D'água, Lastro, Cajazeirinhas.
Em todos esses municípios contabilizou-se um percentual de eleitores superior a 80% da população local. Em Cajazeirinhas, por exemplo, o número de habitantes é superior ao eleitorado, chegando a 101,37%, o que mostra a migração de eleitores de outros municípios.
Por Jornal da Paraíba
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger