Home » , , » Paraíba se destaca no Portal do Ministério da Saúde por ações contra o Aedes.

Paraíba se destaca no Portal do Ministério da Saúde por ações contra o Aedes.

Written By Francisco Dantas on sábado, 16 de janeiro de 2016 | sábado, janeiro 16, 2016


PB se destaca no Portal do Ministério da Saúde por ações contra o aedes
O Ministério da Saúde destacou em seu portal as ações desenvolvidas na Paraíba no combate ao mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a publicação, os diferenciais no estado foram a criação da Sala de Situação Estadual , o aplicativo 'Aedes na Mira' e a instalação do Call Center.

O Portal ainda destaca a parceria da Secretaria de Saúde com os Bombeiros, Exército e municípios, aumentando desta forma o combate ao mosquito.

Confira a publicação:

Na Paraíba, dentro das ações do Plano Estadual de Combate ao Aedes Aegypti, lançado pelo Governador Ricardo Coutinho e a Secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, em 16 de dezembro de 2015, vale destacar a criação de uma Sala de Situação Estadual, do aplicativo ‘Aedes na mira’ e instalação de Call Center. É importante destacar ainda, a parceria da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba com o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e municípios do estado.

Sala de Situação – Está montada na Secretaria de Estado da Saúde e é o local para onde a população liga para informar os focos de mosquito que forem identificados, assim como tirar dúvidas.

Na sala temos integrantes do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, e Vigilância Ambiental e está ligada com a sala de Gerenciamento de Crise Nacional, em Brasília com o objetivo de disponibilizar todos os dados, para que se possa traçar um planejamento em nível nacional, em cima da situação epidemiológica.

Aedes na mira – O aplicativo para celulares da plataforma Android ‘Aedes na mira’ foi desenvolvido pela Codata-PB, com o objetivo de agilizar o combate ao mosquito Aedes de uma maneira mais efetiva.

No aplicativo, a população pode fazer uma denúncia com fotos de um foco de dengue. No momento que o cidadão envia a foto, ela é georeferenciada, ou seja, mostra no mapa o lugar onde foi feita a imagem e é enviada para o banco de dados do estado. Além disso, o aplicativo oferece também informações sobre os cuidados para evitar focos do mosquito, informações para gestantes e sobre o serviço de referência mais próximo.

O aplicativo “Aedes na mira”, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) para celulares da plataforma Android, já recebeu, até a noite desta quarta-feira (13) mais de 312 denúncias em 29 dias de funcionamento.

Como baixar o aplicativo – O interessado em usar o aplicativo precisa, primeiramente, acessar a “Play Store” disponível na área de trabalho do telefone android. Depois, é só digitar na busca o nome “Aedes na Mira” e fazer o download. Quando o cidadão abrir o aplicativo, vão aparecer as opções de “denúncia”, “cuidados”, “gestantes” e “serviços de referência”.

Na opção “denúncia”, aparece o comando “capturar imagem”. Junto com a foto, devem ser enviadas informações sobre o local do possível foco do mosquito, em qualquer lugar da Paraíba. O cidadão que enviar a denúncia por meio do aplicativo receberá um retorno sobre o andamento de sua demanda.

Call center – Foi desenvolvido para que os atendentes possam ter um contato mais fácil com as gestantes, onde é feito uma busca ativa dessas gestantes, saber como está sendo a gestação, se está realizando o pré-natal.

Plano – O Plano é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e desenvolvido em todo estado em parceria com as Secretarias de Estado e municipais de diversas pastas e é centrado em cinco eixos.

O Plano consta de cinco eixos, sendo:

1º eixo – Controle Vetorial: Considerada a principal ação para prevenir os registros das doenças transmitidas pelo mosquito, com diversas ações de vigilância, entre elas, o fumacê e a qualificação de agentes comunitários de endemias (ACE), além da participação do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros, que foram acionados para reforçar o contingente operacional nas ações de combate ao Aedes aegypti;

2º eixo – Assistência ao paciente com suspeita de dengue, chikungunya, zika vírus e dos outros agravos associados (Síndrome de Guillain Barré, microcefalia): Serão promovidas qualificações dos profissionais de saúde de todas as quatro macrorregiões do estado.

3º eixo – Vigilância Epidemiológica: Prevê o monitoramento das investigações dos casos suspeitos de microcefalia e síndrome de Guillain Barré e das notificações de dengue, chikungunya e zika vírus. O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) auxiliará nos diagnósticos.

4º eixo – Gestão: Responsável pelas promoções de campanhas publicitárias e de reuniões com os secretários municipais em parceria com o Ministério Público e também do comitê da dengue; comunicação e mobilização social.

5º eixo – Pesquisa: Em parceria com instituições de ensino e pesquisa com o incentivo a pesquisas científicas relacionadas às doenças transmitidas pelo Aedes e possíveis associações, como a Microcefalia e Síndrome de Guillain Barré.

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) iniciou na manhã da terça-feira (5 de janeiro de 2016), na grande João Pessoa, a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, por meio de visitas domiciliares com a participação do Exército Brasileiro junto aos Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Foram disponibilizados 88 homens, sendo 43 para João Pessoa, 20 para Santa Rita, 15 para Bayeux e dez para Cabedelo. Além da grande João Pessoa, a ação também acontece em Campina Grande, desde a quinta-feira (7). O objetivo é realizar a visita em todas as residências do Estado até o dia 31 de janeiro, conforme a previsão do Ministério da Saúde. Nos outros municípios paraibanos, o trabalho está a cargo das prefeituras, com a disponibilidade dos ACE´s.

Quem também se juntou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no estado da Paraíba foi o Corpo de Bombeiro, um total de 150 bombeiros militares, a partir da quinta-feira (7 de janeiro de 2016 ), iniciaram as participações na ação conjunta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, ao lado de Agentes Comunitários de Endemias (ACE). O combate ao vetor dessas doenças acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES -PB) e prefeituras municipais em diversas cidades, a exemplo de Alhandra, Monteiro e Conde, as primeiras a receberem a força tarefa. Eles realizam visitas de casa em casa para identificar e exterminar criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que, até o próximo dia 31, sejam visitados todos os domicílios urbanos do estado da Paraíba. De acordo com os dados do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, na Paraíba, dos 829 mil e 761 imóveis, já foram trabalhados 74 mil e 931, o que significa 9,03% do total, ficando a frente dos estados de Goiás (3,36%); Distrito Federal (3,05%); Rio Grande do Norte (2,81%) e Bahia (0,07%).


Foto: Divulgação
Com Portal da Saúde
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

O Portal Paulista Online informa que as pessoas e assuntos abordados aqui sempre serão com a mais transparência e caráter critico. Nunca denecrino a imagem de niquem.
Opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do nosso site pois não se resposabilizamos por comentarios feitos pelos internaltas.
OBS: Aqui não plagiamos noticias pois todas tem permição de parceiros e principalmete indicamos sempre a fonte. Fico grato deis de já pela compreensão.

Atenciosamente:
Portal Paulista Online

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011-2014.
Template Criado Por Francisco Dantas Portal Paulista Online
Proudly powered by Blogger